Aprenda aqui como fazer textura na parede rápido e fácil

12/09/2018  

Você sabe como fazer textura na parede com facilidade e praticidade? Esse trabalho normalmente é reservado para os pintores e para os trabalhadores da construção civil, mas e quem não quer gastar a mais com a contratação desse profissional? É possível fazer por conta própria?

Dá sim! Como fazer textura na parede costuma envolver ferramentas especializadas e produtos específicos para a aplicação e muita gente pensa que é impossível reproduzir os mesmos efeitos de forma amadora. Mas fazendo o passo a passo corretamente e usando as ferramentas apropriadas, é possível que você mesmo aplique textura na sua parede!

Ficou curioso e quer saber como fazer textura na parede? Neste artigo damos grandes dicas. Continue a leitura para saber mais!

É possível fazer textura na parede sem ajuda profissional?

Algumas texturas mais simples podem ser feitas sem a ajuda de um profissional. Imagem: Pexels.

A aplicação de texturas normalmente é feita por profissionais para padrões complicados e para cobrir grandes áreas, como paredes muito grandes e a fachada de casas e muros. Porém, se você apostar na simplicidade, pode conseguir resultados bons usando apenas algumas ferramentas encontradas em qualquer lugar.

Então, procure paredes pequenas, que não possuem problemas como trincas ou rachaduras e que vão se beneficiar muito da aplicação da textura. Normalmente, as melhores para se aplicar a textura caseira são:

  • Parede única da sala: é uma parede relativamente pequena e que vai dar um ar totalmente novo na sua sala de estar sem grandes complicações;
  • Atrás da cama: você pode repaginar o seu quarto sem maiores esforços, gastando pouco e em menos de uma semana a textura já está seca;
  • Área externa: a varanda é ótima para a aplicação de texturas simples, e o vento ajuda o produto a se fixar com mais velocidade. Além disso, você não sofre com o cheiro de tinta entrando na casa;
  • Jardineiras: já pensou em aplicar uma textura na sua jardineira de concreto? Aposte nessa ideia para criar um ambiente externo ainda mais elegante!

Como fazer textura na parede?

Antes de tudo, é necessário esclarecer uma dúvida que muita gente tem: fazer a mistura sozinho é possível se você usar massa corrida e outros aditivos, mas o melhor a se fazer é procurar a mistura já pronta, da textura desejada vendida em qualquer casa de materiais de construção.

Além disso, é fundamental que a parede já possua acabamento, como chapisco e o emboço por baixo do reboco. Para melhor fixação, recomendamos o lixamento da parede antes da aplicação da textura.

Confira logo abaixo algumas técnicas para você aprender como fazer textura na parede de jeito fácil e prático:

1 – Textura com rolo

Escolha o material que você irá trabalhar em uma casa de materiais de construção, de preferência conversando com o vendedor para acertar nas especificidades: algumas texturas são melhores para o interior, enquanto outras suportam melhor a chuva, o sol e a umidade.

Com uma desempenadeira, aplique a textura na parede respeitando o nível que você estabeleceu. Depois, use um rolo especial para criar a textura. Esse rolos são encontrados também em qualquer loja de materiais de construção.

Como fazer textura na parede é um procedimento prático contando com as ferramentas e materiais mais adequados. Imagem: Frimagazine.

Faça movimentos iguais para todas as partes da parede, dependendo do tipo da textura que você está procurando atingir. Se ela for circular, faça movimentos circulares, se for reta, movimentos retos de cima para baixo.

Com o rolo, você só precisa passá-lo por cima da textura já aplicada e ver a mágica acontecer!

2 – Textura com pincel

Também é possível fazer texturas com o pincel para traços retos na parede. Os passos são praticamente os mesmos do rolo, mas usando um pincel grande com cerdas do tamanho que você achar ser o mais adequado para a parede desejada.

Uma ótima dica é investir em vários pincéis para fazer o teste e escolher o tamanho que fica melhor na parede.

3 – Textura com escovas

Com a massa aplicada na parede, use uma escova com cerdas de aço e faça movimentos retos para criar texturas parecidas com a do pincel.

Com a escova é possível fazer texturas curvas, retas ou circulares. Imagem: Unidois Pinturas.

Com esse tipo de ferramenta você também pode fazer movimentos circulares para criar texturas curvas e circulares!

 

4 – Texturas com flanela

Fazer textura na parede pode ficar ainda mais fácil se você usar um paninho ou uma flanela.

A flanela é um dos instrumentos mais fáceis de serem usados para fazer texturas. Imagem: Politintas.

Para fazer a aplicação desse tipo de textura na parede, é uma boa ideia passar menos produto. Assim que você terminar a aplicação da mistura para a textura, de acordo com as informações do fabricante e a parede estiver relativamente lisa, use uma flanela para ir retirando os excessos. Dê umas batidinhas na parede para criar o efeito desejado com a textura.

 

5 – Texturas com plástico filme

Mas como fazer textura na parede usando o plástico filme? É fácil: aplique a textura na parede e, com ela ainda molhada, grude o plástico filme e retire com velocidade. As bolhas de ar e as rugas na superfície do plástico vão dar o efeito que você está procurando na parede.

Viu só que as formas de como fazer textura na parede não requerem obrigatoriamente a ajuda de um profissional? Você pode fazer texturas mais simples sozinho gastando menos.

 

Uma última dica: aplicar textura na parede é um trabalho que envolve a aplicação mistura por cima da parede, então o melhor a se fazer é pintar depois de fazer a textura para ter um melhor acabamento. Dessa forma, você não perde tons nem atrapalha a fixação da tinta.

Mas, se você quiser aplicar texturas mais elaboradas, não deixe de contar com a ajuda de um profissional. Ficou com alguma dúvida? Não deixe de perguntar para a gente nos comentários.