Casa Container: a inovação no mundo da habitação

31/08/2018  

Você já imaginou morar em uma casa container? Pois essa tem sido uma tendência cada vez maior em todo o mundo, inclusive no Brasil, ajudando a reduzir custos de construção, reaproveitando containers e ainda trazendo muito mais modernidade aos projetos arquitetônicos.

Porém, apesar de todas essas vantagens, é preciso cuidado e atenção na hora de optar pela casa container, inclusive considerando os detalhes da fundação e de outros pontos relacionados à obra. Quer saber mais? Continue a leitura!

Como funciona uma casa container e quais suas vantagens

Uma casa container oferece todas as comodidades e facilidades de uma casa comum, porém a sua construção costuma ser bem mais rápida, já que a parte principal da residência está pronta e é o próprio container.

Para que ele se torne confortável, a parte interna costuma ser totalmente revestida e também tratada, para evitar calor e frio intensos.

A construção em si não é muito diferente de uma casa pré-fabricada, contudo apresenta algumas vantagens interessantes como:

  • redução de custos com materiais e mão de obra;
  • menor impacto ao meio ambiente, por reaproveitar containers;
  • fácil manutenção e alta durabilidade;
  • rapidez na execução da obra;
  • redução da carga nas fundações, uma vez que o container é bem mais leve que a alvenaria.

Principais dúvidas sobre a casa container

Na hora de se decidir por uma casa container, muitas pessoas têm dúvidas comuns. Veja as respostas para elas:

A casa container é muito quente?

Não! Os containers usados para a construção são, geralmente, do modelo Refeer, usados para transportar cargas refrigeradas e, por isso, já contam com um isolamento térmico de fábrica, que é altamente eficiente e inclusive pode dispensar o uso de ar condicionado.

Qualquer terreno pode receber uma casa container?

Para construir a casa container, é preciso analisar o terreno e caso ele seja irregular, deve-se fazer as adaptações. Imagem: Container SA.

As medidas precisam ser analisadas previamente antes de optar por essa possibilidade, garantindo que o container escolhido fique bem ajustado ao seu terreno, sempre respeitando as distâncias legais, como calçadas, vizinhos, etc.

Não é preciso, contudo, que o seu terreno seja plano, se ele for irregular, os custos podem ser maiores, mas é possível incluir uma casa container nele também.

Em relação ao terreno, outro ponto importante é a localização, já que a equipe precisa conseguir descarregar o container inteiro no espaço, usando para isso um guindaste ou um caminhão munk.

Preciso de um projeto para uma casa container?

Sim. O projeto, como em todas as construções, é muito importante e deverá ser feito por um profissional acostumado a lidar com esse tipo de material, permitindo a aprovação da sua obra na prefeitura.

Qualquer container pode ser usado para moradia?

Não. Antes de comprar um container para transformá-lo em casa, você precisa ter certeza de que tipo de carga ele transportava. Materiais tóxicos, por exemplo, são perigosos e esses containers devem ser descartados, mesmo após terem sido higienizados.

Outro ponto que você precisa se atentar é com relação às medidas, principalmente no que diz respeito à altura, sendo que os containers mais altos geralmente são os mais indicados.

Não se esqueça que não são todos os tipos de containers que podem ser habitados. Imagem: Pinterest.

É possível decorar uma casa container?

O mais bacana dessas casas é que elas permitem uma configuração decorativa e arquitetônica bem ampla, e esses serviços são fundamentais, visando transformar o container em uma casa aconchegante e com todo o conforto do qual você necessita.

É possível revestir as paredes, incluir pisos, janelas amplas com vidros e vários outros itens decorativos, passando a sensação de amplitude e de aconchego.

Como é a fundação da casa container?

Engana-se quem pensa que a casa container não precisa de um engenheiro ou arquiteto responsável, afinal ela também necessitará de fundação e de outros serviços específicos da área, para garantir segurança.

Como dissemos, a casa container é mais leve que a de alvenaria e por isso não oferece tanta carga à fundação, que pode ser feita usando várias técnicas como: baldrame, sapata corrida, sapata isolada, radier, alicerces móveis, estacas pré-moldadas e muitas outras.

Para decidir qual é a melhor para o seu caso, é fundamental considerar as características do seu terreno, o tipo de solo, a quantidade e a disposição dos containers.

Qual o tempo médio de construção da casa container?

A rapidez da construção é uma das vantagens que tem feito com que muitas pessoas optem por esse tipo de moradia, sendo que, em grande parte das vezes, é possível que a casa container esteja pronta para morar em apenas 90 dias.

Como é feita a construção?

Grandes vantagens desse tipo de casa são a arquitetura ampla, as diversas possibilidades de decoração e a rapidez na construção. Imagem: Tua casa.

Depois que você se decidir pelo container, o primeiro passo é fazer um projeto com um profissional capacitado e acostumado a lidar com esse material. Em seguida, comece a preparação do terreno, respeitando o plano diretor, as normas de recuo etc.

Depois é hora de realizar a fundação. Embora ela possa variar dependendo das características da sua construção, o baldrame costuma ser bastante usado, já que toda a instalação elétrica e hidráulica pode ser embutida nele ou executada em conjunto. Não se esqueça que o baldrame precisa ser impermeabilizado . Em seguida, é feita a entrega do container pela empresa.

Após isso, começam os passos de personalização do container, com serviços como:

● isolante térmico;
● camada anti umidade;
● camada de termo acústica;
● camada de estruturação;
● acabamento em gesso;
● instalação elétrica e hidráulica;
● cobertura com telhado.

Como você viu, a casa container possui muitas vantagens e pode ser uma opção mais barata e mais rápida para você construir a sua próxima residência.