Veja como atrair mais clientes para loja de material de construção

14/11/2018  

Quer atrair mais clientes e fechar mais vendas? Veja as dicas que separamos sobre como atrair clientes para loja de material de construção.

Afinal, quanto mais clientes, mais vendas e, consequentemente, um lucro maior. Hoje, os comerciantes ainda precisam lidar com uma concorrência extra: a venda pela internet. Tudo isso causa muitas preocupações, mas também motiva os empresários a começarem a inovar na forma como atendem seus clientes e até dispõem as mercadorias na loja. Continue a leitura para saber mais!

Entenda quem são os seus clientes

Antes de pensar em como atrair clientes para loja de material de construção, você, como proprietário, precisa compreender quem forma o seu público-alvo. Ou seja, buscar entender um pouco mais sobre o seu mercado, avaliando o perfil dos seus clientes habituais. Busque compreender porque essas pessoas compram de você e não dos seus concorrentes.

Faça pesquisas de opinião (que podem ser informais) para analisar se você tem mais clientes homens ou mulheres, qual a faixa etária, qual a renda, o que costumam comprar mais de você, qual a profissão dessas pessoas, entre outras informações importantes.

Estude também os seus concorrentes. O que eles estão fazendo de diferente? Será que são uma ameaça para o seu comércio? Com quais produtos e marcas eles trabalham? Quais as faixas de preço? Desse modo, você entenderá melhor como atrair mais clientes para loja de material de construção.

Avalie a praticidade e o conforto da sua loja

Agora que você já sabe quem são seus clientes e o que eles querem, fica mais fácil organizar a loja de materiais de construção de maneira mais atrativa.

como atrair mais clientes para loja de material de construção

Manter a loja organizada é um bom exemplo de como atrair mais clientes para loja de material de construção, pois o processo de compra se torna mais agradável para o consumidor.

Por exemplo, se os seus consumidores procuram mais por pisos e revestimentos, estes deverão ser seus destaques e ficar em um ponto mais nobre da sua loja.

Para saber como atrair mais clientes para loja de material de construção, lembre-se ainda de:

  • dividir os produtos por setores, por exemplo: ferramentas, acabamentos, revestimentos, luminárias etc.;
  • usar as prateleiras como um local de exposição e não de estoque, evitando o excesso de itens semelhantes nos expositores;
  • cuidar da circulação, com corredores mais amplos e que tragam conforto ao seu cliente;
  • pensar na comunicação visual, facilitando para que o cliente encontre os setores e nomes dos produtos e preços;
  • indicar as promoções de maneira clara e bem visual, além das formas de pagamento aceitas;
  • deixar o ambiente mais confortável possível, com uma temperatura agradável, boa limpeza e oferecer café e água aos seus clientes.

Use a vitrine e saiba como atrair mais clientes para loja de material de construção

Muitos comerciantes pensam que a vitrine só é interessante para lojas de roupas, mas isso não é verdade. Esse é um ponto nobre do seu comércio e você deverá utilizá-lo com inteligência, buscando atrair a atenção do seu consumidor.

Você poderá montar espaços prontos como sugestão de formas de usar os seus produtos. Por exemplo, uma pequena sala de jantar com os lustres mais bonitos que você vende, ou ainda uma réplica de um banheiro, usando os revestimentos que são novidade na loja.

Materiais expostos para atrair clientes para loja de material de construção

Deixe a mostra os materiais mais sofisticados que a sua loja possui. As pessoas gostam de imaginar como suas casas ficariam se os usassem.

Isso ajuda o consumidor a visualizar as possibilidades e até a levar outros itens que ele não tinha pensado, criando um envolvimento com o cliente.

Melhore o atendimento da loja

Um bom atendimento é um dos pontos mais importantes de como atrair clientes para loja de material de construção. Não adianta você ter um ambiente lindo e super bem equipado, se os seus colaboradores não são atenciosos ou não sabem como seus produtos funcionam ou para que são indicados.

Oferecer treinamentos regulares é a melhor maneira de capacitar os funcionários sobre os produtos e as linhas que você oferece. Dessa maneira, eles saberão informar os consumidores sobre as indicações, formas de uso e outras dúvidas recorrentes dos seus produtos.

Além disso, lembre-se da cordialidade, do bom humor e da agilidade nos atendimentos, que são muito importantes para a fidelização dos clientes. Afinal, quem não gosta de ser bem atendido, não é mesmo?

Outra prática bem interessante é investir no pós-venda. Alguém fez uma compra grande na sua loja? Depois de alguns dias, você poderá contatar o cliente por telefone ou e-mail para perguntar se ele está satisfeito com o seu comércio e os produtos, se conseguiu usar todos da melhor forma etc. Esse gesto parece pequeno, mas mostra ao consumidor que ele é importante para a sua empresa e que você deseja vê-lo satisfeito com os produtos que comprou.

Ofereça descontos aos clientes mais frequentes

Uma maneira de fidelizar as pessoas é reconhecendo a preferência delas em comprar de você e não dos concorrentes. Neste sentido, é possível criar programas de fidelidade, sempre focando em benefícios que sejam vistos como pontos positivos pela sua clientela. Por exemplo, a cada 10 compras você poderá oferecer um desconto de 10% na próxima venda, ou ainda oferecer um brinde da loja. Outra ideia é o desconto para quem indica novos clientes, o que ajuda a aumentar o número de fregueses.

E se você tem alguns clientes que costumavam comprar com frequência, mas que andam meio sumidos, que tal fazer uma ligação ou enviar um e-mail convidando-os para voltarem à loja? É possível fazer essa abordagem quando você estiver com alguma promoção que possa ser do interesse dessas pessoas, reforçando o contato com a sua empresa.

Depois dessas dicas, ficou mais fácil pensar em como atrair clientes para loja de material de construção? Aproveite e compartilhe o nosso post com os seus amigos comerciantes nas suas redes sociais!


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