Concreto estampado: saiba onde e como usá-lo

10/10/2018  

Na hora de construir ou reformar, são muitas as novidades e tendências em pisos e revestimentos – e nem sempre é fácil acompanhar todos os lançamentos e escolher o melhor para a nossa casa.

O concreto estampado, é um revestimento que pode ser usado para a área externa e fachadas em geral. Esse modelo é muito usado fora do país (principalmente nos Estados Unidos), mas tem crescido e ganhado cada vez mais admiradores por aqui.

Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é o concreto estampado?

O concreto estampado é um piso feito em concreto com acabamento superficial pigmentado. Ou seja, a sua superfície é preparada da mesma maneira que as aplicações do concreto tradicional, o que muda é a adição de cores e de padronagens, criando assim, estampas que garantem forma, textura e relevo ao concreto.

Dessa maneira, você pode ter um piso de concreto, mas com a aparência de madeira, ardósia, intertravados e até com desenhos e outras estampas que preferir. A técnica também pode ser aplicada em paredes e fachadas de casas.

Quais as vantagens desse material?

São muitas as vantagens de se optar pelo concreto estampado, como:

  • beleza e versatilidade, já que é possível reproduzir vários tipos de texturas e acabamentos, como pedras naturais, tijolo, cerâmica e madeira, além de criar estampas, jogos de desenhos e usar cores variadas;
  • rapidez e eficiência;
  • fácil manutenção (necessita da aplicação de uma resina seladora apenas a cada 2 anos);
  • alta durabilidade (com os cuidados certos pode chegar a até 10 anos sem reparos);
  • solução de bom custo-benefício (pode ser encontrado por R$ 30 a R$ 60 o m²);
  • ótimo acabamento;
  • superfície antiderrapante, sendo ideal para áreas externas como quintais e piscinas;
  • quando usada a pigmentação clara, reduz a absorção de calor, melhorando o conforto térmico;
  • não possui juntas salientes (como é o caso dos porcelanatos e pisos cerâmicos).

Onde e como usar o concreto estampado na minha obra?

Você viu que um dos benefícios que citamos é a versatilidade. Afinal, esse tipo de revestimento pode ser usado em vários pontos da obra.

A principal dica para “não errar a mão” ao usar o concreto estampado é escolher texturas e cores que tenham relação com o ambiente. Por exemplo, para uma área de churrasqueira de uma chácara, o estilo rústico combina muito bem, então você poderá usar o concreto estampado reproduzindo tijolinhos ou até madeira.

Já uma estampa que reproduz as pedras naturais combina mais com a área da piscina ou até com o quintal, enquanto uma parede em madeira pode ajudar a destacar a fachada da sua casa.

Concreto estampado na área da piscina

Investir em concreto estampado na área da piscina pode ser uma boa opção para quem busca pisos que mesmo molhados não fiquem escorregadios. Fonte: FS Landscaping Contractors, Inc. Pinterest.

O concreto estampado é recomendado para áreas que, além das funções estéticas, precisam de opções mais resistentes, principalmente devido ao alto fluxo de pessoas ou à exposição ao sol e à chuva, como é o caso de escolas, decks, restaurantes, hoteis, terraços, piscinas, calçadas, varandas, entre outros.

Apesar de ser usado mais em áreas externas, também é possível investir nesse revestimento para áreas internas, ajudando a destacar uma parede da sala de estar, por exemplo.

Algumas ideias de onde usar o concreto estampado na sua obra são:

  • calçadas;
  • muros e fachadas;
  • borda da piscina;
  • decks;
  • varandas;
  • quintais;
  • garagens;
  • paredes internas e externas.

Quais os principais cuidados com o concreto estampado?

Saiba como é o processo para fazer o concreto estampado em pisos

Para fazer o concreto estampado em pisos é importante que o profissional esteja familiarizada com o processo que é parecido com o da concretagem tradicional.

O piso de concreto tem uma aplicação muito rápida, cerca de 150 m² por dia, isso se for disposta uma equipe de 4 a 5 pessoas. Por isso, é uma opção interessante para quem deseja reduzir os custos com a construção, já que aumenta a produtividade e ainda racionaliza a mão de obra.

O mais recomendado é sempre procurar uma equipe especializada. Embora a técnica seja semelhante à concretagem tradicional, é importante que a equipe tenha conhecimento dos materiais e das técnicas empregadas para a criação das estampas e texturas – algo que deve ser feito quando o concreto não atingiu o tempo de pega.

O profissional ainda precisa ter atenção na escolha do concreto, sendo os mais indicados o usinado com pedrisco ou brita zero, já que os agregados maiores impedem a estampagem.

Normalmente, esse tipo de revestimento pode ser realizado sobre qualquer superfície, desde que seja observada a espessura mínima de 5 cm e uma excelente compactação de base.

No caso de se utilizar o concreto estampado em áreas de grande tráfego de pessoas ou veículos, é importante observar que o concreto deverá ter excelente resistência ao desgaste superficial para que não haja comprometimento estético ou funcional com o tempo.

E se o concreto for pigmentado e aplicado em áreas externas, é importante que o pigmento adicionado seja resistente à degradação promovida por ação direta de sol e chuva.

Manutenção

Como dissemos, a manutenção não possui muitos segredos, mas é preciso prestar atenção em alguns pontos para prolongar a vida útil e a beleza do concreto estampado. Para o dia a dia, recomenda-se a lavagem usando apenas água e sabão neutro.

Já no caso de locais de tráfego intenso e que apresente manchas de tinta ou marcas de pneu, é possível usar solventes ou ácidos, porém,mas lembre-se de evitar o acúmulo de agentes abrasivos sobre o piso.

A cada 2 ou 3 anos ainda é fundamental realizar a aplicação da resina acrílica ou poliuretânica, mantendo e realçando as cores do pavimento. Se aparecerem quebras, trincas ou um desgaste mais intenso da superfície, é possível realizar reparos apenas nas áreas afetadas com pequenos remendos.

E, então, depois de ler este conteúdo já pensa em utilizar o concreto estampado na sua próxima obra? Se ficou alguma dúvida aproveite para deixar o seu comentário. 😉