Conheça os 7 modelos de calçadas para sua casa

31/07/2018  

Na hora de construir ou reformar, uma das preocupações é pensar nos modelos de calçadas capazes de deixar a sua casa muito mais atrativa e diferenciada. Assim como em todos os setores da construção civil, as calçadas também seguem por tendências da arquitetura.

Se você está construindo e não conhece os modelos de calçadas e nem quais as indicações para cada tipo de construção, continue a leitura desse artigo e saiba mais sobre o assunto!

 

Modelos de calçada para a casa

 

Calçada com pedra portuguesa

 

Imagem: Pinterest.

Esse é um dos modelos de calçadas mais tradicionais, encontrado amplamente em praticamente qualquer cidade brasileira.

As pedras portuguesas são boas opções para quem deseja criar mosaicos e desenhos, permitindo que você personalize a sua calçada da forma que preferir. Dentre os modelos de calçadas, esse é bem interessante para empresas e comércios, por exemplo.

Contudo, essa opção também tem desvantagens, sendo a principal delas a necessidade de manutenção – que pode ser mais frequente caso as pedras não sejam instaladas de forma correta.

 

Calçada com piso intertravado

 

Imagem: GAI

 

O piso intertravado ou bloquete de concreto é uma opção mais moderna entre os modelos de calçadas e que tem sido amplamente utilizado devido às suas inúmeras vantagens. Esse tipo de material é mais barato do que as pedras portuguesas e também permite a criação de desenhos com o uso de bloquetes coloridos, deixando a sua calçada estilizada.

É possível encontrar vários modelos de bloquetes de concreto, sendo o mais comum o bloquete retangular – que pode ser encontrado na cor natural de cimento ou em outras tonalidades.

Mas a principal vantagem do uso desse material dentre os demais modelos de calçadas é a alta permeabilidade, sendo por isso uma opção mais sustentável. Além disso, o bloquete reflete a luz solar (tornando os espaços menos quentes) e tem uma durabilidade bem alta. Sem contar que facilitam o fornecimento dos serviços de manutenção das redes de água, luz e esgoto, pela praticidade de retirada e recolocação dos bloquetes.

 

Calçada com basalto ou pedra São Tomé

 

Imagem: Pedra Madeira.

 

O basalto, também conhecido como pedra São Tomé, é uma alternativa diferenciada na construção dos modelos de calçadas e muito usado por quem quer dar uma aparência mais sofisticada à sua casa.

Suas cores variam do laranja ao marrom suave e ainda apresentam uma tonalidade mais rústica, que pode não ser tão chamativa quanto os pisos antiderrapantes, por exemplo.

A pedra São Tomé ainda possui algumas características que a tornam uma ótima escolha para a aplicação nos modelos de calçadas, como:

  • boa absorção de água;
  • faces da pedra possuem certa aspereza, impedindo que ela se torne escorregadia quando em contato com água;
  • baixa capacidade de absorção de calor;
  • alta resistência e durabilidade.

Calçada com pedra Miracema

 

Imagem: Pedra Madeira.

 

A pedra Miracema é um tipo de granito não polido que geralmente é encontrado na cor cinza. Algumas das suas características são: impermeabilidade, antiderrapante e alta resistência e durabilidade.

Além disso, como essa pedra possui uma aparência mais rústica, seu uso nos modelos de calçadas tem sido muito realizado, por quem gosta desse estilo. Outra vantagem é o preço, já que essa pedra é bem mais barata se comparada com opções de revestimento como ladrilho hidráulico, por exemplo.

Para quem deseja personalizar a calçada, uma ideia é usar dois tipos de pedra Miracema, uma em tom mais claro e outra em um tom mais escuro, criando desenhos e formatos geométricos.

 

Calçada com grama

 

Imagem: Pinterest.

 

Para quem adora deixar os ambientes o mais verde possível, uma tendência bem bacana é o uso de grama na construção dos modelos de calçadas. Mas é claro que para isso você terá que investir em algum complemento, criando os pisantes por onde os pedestres devem passar (para impedir que a grama morra).

Esses pisantes podem ser feitos em diversos materiais, como as pedras São Tomé ou Miracema, os bloquetes de concreto ou até em madeira – deixando a sua calçada ainda mais sofisticada.

 

Calçada de cimento queimado

 

Imagem: MercadoShops.

 

O cimento queimado está extremamente presente na decoração de interiores – e também pode ficar bastante charmoso nos modelos de calçadas. Além disso, essa opção possui outras vantagens, como dispensar o uso de rejunte, tornando a sua execução mais simples e prática. Por tudo isso, este é um dos modelos de calçadas mais econômicos da nossa lista.

O profissional que faz esse tipo de calçada, precisará caprichar no nivelamento e acabamento. Se quiser variar, ainda poderá criar desenhos ou bordas de pedras, deixando a sua calçada mais moderna e única.

 

Calçada de porcelanato

 

Imagem: ArchiExpo.

 

Se a sua ideia é deixar a frente da sua casa muito mais requintada, então a calçada de porcelanato é a ideal. Essa tem sido a principal escolha dentre os modelos de calçadas para mansões, casas urbanas com toques minimalistas e edifícios de luxo.

O efeito de brilho do piso traz à calçada uma sensação de sofisticação muito grande. Além disso, o porcelanato é bastante resistente, podendo ficar exposto às condições de sol e de chuva sem estragar.

Embora essa seja a opção mais cara dentre os modelos de calçadas, com certeza você fugirá do convencional e deixará a sua casa muito mais requintada e sofisticada.

Agora seja qual for o tipo de calçada a ser utilizado na sua obra, é sempre importante consultar previamente um arquiteto para adequação da construção às leis e códigos municipais, pois em várias cidades, já é obrigatória a execução de faixas especiais e desníveis para pessoas com necessidades especiais.

Gostou das nossas opções de modelos de calçadas? Confira nossa página do Facebook e fique por dentro de todas as novidades no mundo da decoração e construção!