Cobogó: conheça as aplicações destes elementos vazados de concreto na obra

19/10/2018  

Os elementos vazados de concreto, também conhecidos como cobogós de concreto, são itens extremamente versáteis e tipicamente nacionais. A ideia foi criada em 1950 por 3 engenheiros brasileiros: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góes.

Da junção da primeira sílaba do nome de cada um deles é que nasceu a palavra cobogó. Embora não sejam uma novidade na arquitetura, os elementos vazados de concreto estão em alta novamente – e podem ser úteis em diversas situações, trazendo muito mais beleza e sofisticação às obras.

Ficou interessado? Continue a leitura!

O que é o cobogó de concreto?

O cobogó, como já comentado, é um elemento vazado, que pode ser empregado tanto em áreas externas como internas. Embora hoje seja possível encontrar cobogós de vários materiais, o de concreto ainda continua sendo uma das principais opções, principalmente por sua versatilidade.

Com o avanço das tecnologias produtivas, o cobogó de concreto ganhou uma aparência muito mais sofisticada e acabamentos mais finos. Por isso, pode ser facilmente incorporado em qualquer tipo de decoração, inclusiveem ambientes internos.

A maior parte dos elementos vazados de concreto são produzidos a partir de uma base de concreto misturado com agregados, garantindo beleza e durabilidade. Outro ponto interessante é que, apesar de ser feito em concreto, você poderá encontrá-lo em várias cores.

No entanto, vale lembrar que essa peça não pode substituir uma parede estrutural, porque não tem condições de suportar toda essa carga. Assim, antes de fazer qualquer alteração na parte estrutural da construção, é fundamental consultar um engenheiro civil ou arquiteto.

Elementos vazados de concreto: como e onde usar?

Os elementos vazados de concreto são muito versáteis e podem ser usados em qualquer espaço para dividir o ambiente sem perder a luminosidade ou a ventilação.

Exemplo de cobogó: elementos vazados de concreto.

O cobogó, quando usado em áreas externas, traz sofisticação e privacidade para o ambiente. Fonte: Assim Eu Gosto. Pinterest.

Mas, nada impede que você também o utilize como um elemento decorativo, já que a peça consegue trazer muito mais charme a qualquer cômodo, podendo também ser usado em projetos de paisagismo.

Algumas ideias de onde usar estes elementos vazados de concreto são:

  • nas divisões internas da casa, como salas, cozinhas, lavanderias, quartos, etc;
  • em estúdios e lofts, ajudando na hora de fazer uma divisão interna dos cômodos;
  • nas fachadas das casas ou nos muros;
  • em espaços que não contam com janelas, mas que precisam ser divididos (os elementos vazados de concreto garantem boa luminosidade e ventilação);
  • em áreas comerciais onde é preciso criar uma divisão dos ambientes;
  • em corredores nos quais se deseja criar um hall ou ainda valorizar a sua decoração;
  • nas áreas externas como churrasqueiras, garagens, varandas;
  • em cozinhas integradas à lavanderia, onde se deseja criar um ponto de separação dos ambientes.

Por que investir no cobogó?

Já deu para perceber que os cobogós de concreto podem ser usados de diversas maneiras, não é mesmo? Mas, além da versatilidade, existem muitos outros motivos que fazem com que cada vez mais pessoas invistam nestes elementos vazados de concreto. Veja algumas vantagens:

  • alta durabilidade e resistência, podendo ser usado em ambientes com fluxo intenso de pessoas e até em áreas externas, exposto ao sol e à chuva;
  • diminui a temperatura de ambientes mais quentes como cozinhas, banheiros ou próximos à lareiras e fornos, pela sua capacidade de ventilação;
  • infinidade de modelos de elementos vazados de concreto disponíveis, com formas clássicas, geométricas, românticas e muito mais;
  • ampla variedade de cores;
  • fácil assentamento e manutenção;
  • mantém a ventilação e a luminosidade;
  • trazem requinte e modernidade às fachadas de casas e prédios;
  • combinam com vários estilos decorativos.

Cuidados ao usar os elementos vazados de concreto

Já está convencido de que os elementos vazados de concreto são itens muito interessantes para trazer mais versatilidade e modernidade aos ambientes? Então veja algumas dicas importantes que separamos antes de você se decidir pelo modelo mais adequado.

Como assentar cobogó e fazer a manutenção

Dicas para o assentamento dos elementos vazados de concreto.

O assentamento dos elementos vazados de concreto, apesar de ser simples, pode ficar ainda mais fácil se você seguir algumas dicas, como as que estão abaixo.

Embora o cobogó de concreto seja fácil de assentar, é preciso seguir algumas recomendações. O ideal é que ele seja assentado da mesma maneira que as alvenarias de vedação convencionais, usando, de preferência, argamassa colante industrial.

Também é importante fazer o assentamento em fiadas horizontais consecutivas até o preenchimento do espaço determinado, sempre iniciando pelas extremidades. E, antes de assentar, é essencial marcar e nivelar todas as juntas.

Não se esqueça de utilizar espaçadores entre as peças para uniformizar o espaço das juntas. E, para dar um retoque final no acabamento, rejunte com argamassa específica para rejunte, que pode ser colorida ou não.

Em relação à manutenção, a limpeza deverá ser feita apenas com água e detergente próprio para revestimentos cimentícios. De tempos em tempos, recomenda-se a impermeabilização dos elementos vazados de concreto.

Verifique a qualidade do concreto

Para que os elementos vazados de concreto durem bastante tempo e não coloquem a segurança das pessoas em risco, é fundamental que eles sejam produzidos com concreto de qualidade.

Assim, é muito importante saber mais sobre a empresa fabricante, analisando a procedência do material usado, as garantias oferecidas e também a opinião de outros clientes. Evite usar peças com porosidade e rugosidade excessivas para não ter problemas futuros com a durabilidade e manutenção.

Use o cobogó como ponto de atração

O cobogó é um elemento charmoso e que chama a atenção naturalmente. Por isso, evite usar outros itens próximos a ele que possam “poluir” o espaço, como papéis de parede com estampas muito complexas ou excesso de cores. Analise o espaço de maneira global e tente usar o cobogó como principal ponto focal da sua decoração, balanceando o ambiente.

Com essas dicas, ficou mais fácil usar os elementos vazados de concreto na sua decoração? Se você ainda tem alguma dúvida, é só deixar um comentário pra gente!