Conheça as principais vantagens dos pré moldados de concreto

2/01/2019  

Quem está pensando em reformar ou construir, já deve ter percebido que, além de se preocupar com a decoração e a estética, a parte estrutural da construção merece o máximo de atenção. Uma opção eficiente para essa etapa da construção e que tem sido muito utilizada nas obras são os pré moldados de concreto.

Esse elemento estrutural pode ser aplicado em vários tipos de obras civis. Isso sem contar as inúmeras vantagens que essa opção proporciona, como: mais economia, agilidade e praticidade na obra.

O segredo para fazer a escolha certa é conhecer a fundo sobre esse tipo de material, bem como os seus benefícios para cada projeto. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

O que são os pré moldados de concreto?

É provável que, em um primeiro momento, você confunda os pré moldados de concreto com os pré-fabricados. Mas já adiantamos: apesar de serem bastante parecidos, esses dois produtos são diferentes.

A estrutura pré moldada é produzida no canteiro de obras de um determinado empreendimento, já os pré-fabricados são desenvolvidos em escala industrial, com análise mais rigorosa e avaliação laboratorial.

Com os pré moldados é possível depositar o concreto em uma espécie de molde onde esse composto será curado, em uma área controlada, para garantir a qualidade e durabilidade da peça. Assim que o processo é finalizado, os pré moldados de concreto são enviados para o local de construção, já prontos para serem utilizados.

Diferente do concreto tradicional, os pré-moldados de concreto oferecem mais segurança, agilidade e acessibilidade, uma vez que já chegam prontos no empreendimento. Em geral, tais estruturas são integradas em edifícios, pontes, viadutos e outras construções de grande porte. Mas nada impede que também sejam utilizados em projetos de edifícios menores, residências, escritórios ou instituições de ensino.

Conheça as vantagens dos pré-moldados de concreto

Os pré-moldados de concreto oferecem mais segurança, agilidade e acessibilidade para a construção. Foto: Tecnosil.

Principais vantagens dos pré moldados de concreto

Quem decide utilizar os pré moldados de concreto em seus projetos, pode desfrutar de uma série de benefícios. Para que você entenda melhor, selecionamos os principais deles:

1. Mais economia para a construção

O primeiro benefício dos pré moldados de concreto está no seu custo-benefício. Podemos dizer que, normalmente, esse é um produto acessível e barato, ainda mais quando comparado com outras técnicas tradicionais de construção. Com isso, é possível baratear o orçamento do projeto.

Durante a fase de planejamento da obra, lembre-se de tomar cuidado para não reduzir demais os custos e prejudicar a qualidade das peças. Para evitar problemas, prefira sempre as que utilizam matérias-primas que você já conheça.

2. Agilidade na entrega da obra

Quem não gosta de finalizar uma obra antes do prazo? Ao apostar nos pré moldados de concreto, isso fica mais fácil, pois esse tipo de produto é fabricado em outro local, paralelamente, o que não acontece em uma construção convencional.Quer um exemplo? Com essa técnica, há a possibilidade de construir o último andar de um prédio, enquanto a sua base estrutural ainda não foi terminada.

Como agilizar processos da obra com pré moldados de concreto

Os pré moldados de concreto garantem que alguns processos da obra sejam agilizados evitando atrasos na entrega final do projeto. Foto: ArchiExpo.

3. Qualidade e durabilidade para a estrutura

Outra vantagem do material está na sua qualidade. Durante a fabricação, o pré moldado de concreto passa por algumas análises, para que cada peça seja produzida em um ambiente plano e seguro.

Os traços de concreto são rigorosamente analisados e controlados para atingirem elevadas resistências e baixíssima porosidade, garantindo, assim, desempenho e durabilidade. Tais cuidados permitem que o produto tenha excelente qualidade e, inclusive, consiga ser utilizado com mais precisão em um projeto. Isso tudo refletirá diretamente na vida útil da obra, já que o seu processo de produção é mais detalhado e cuidadoso do que o concreto moldado in loco.

4. Versatilidade

Os pré moldados de concreto garantem versatilidade para o seu projeto. Não é para menos: esse produto permite diferentes alternativas de formas, cores e acabamentos. Inclusive, a sua flexibilidade de modelagem faz com que muitos profissionais desenvolvam com mais facilidade as suas ideias e apliquem os mais variados revestimentos, alcançando resultados cada vez mais originais.

Os pré-moldados de concreto podem ser feitos de diversas formas

Uma das maiores vantagens que os pré-moldados de concreto oferecem está relacionada a diversidade de formas nas quais eles podem ser feitos. Fonte: JZ Engenharia.

5. Menor impacto ambiental

O concreto é fabricado a partir da união de matérias-primas que podem ser encontradas facilmente e em grande quantidade na natureza, como britas, areia e cascalho. Por essa razão, os pré moldados de concreto são considerados menos agressivos ao meio ambiente. Além disso, ainda há a possibilidade de reciclar ou, até mesmo, reutilizar as construções criadas a partir desse material.

Cuidados necessários

Além de entender algumas das vantagens dos pré moldados de concreto, é preciso conhecer os principais cuidados que devem ser tomados com ele.

O primeiro deles diz respeito ao transporte das peças. Para evitar transtornos, preste o máximo de atenção no manuseio para que não ocorra nenhuma lasca, trinca ou rachadura. É essencial, também, que os materiais utilizados no projeto tenham harmonização dimensional, boa modulação e sejam compatíveis, tanto física quanto quimicamente.

Como vimos, os pré moldados de concreto oferecem diversas vantagens e podem ser uma excelente opção para o seu projeto. Por isso, converse com o responsável técnico da sua obra para verificar se vale a pena usá-los.
Ainda restou alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo!