Quais as vantagens de trabalhar com pré-moldados de concreto?

26/09/2018  

Provavelmente, você já conhece os pré-moldados de concreto. Eles são práticos, fáceis de montar e com eles é possível planejar com maior eficácia durante o percurso da obra.

Os pré-moldados surgem como uma ótima opção também para quem busca um maior controle dos gastos, pois é possível saber com maior segurança o quanto será gasto em cada estrutura com cálculos simples e que já estão disponíveis na elaboração do projeto.

Mas sobre isso nós vamos falar mais neste artigo, aprofundando nas questões relacionadas ao uso dos pré-moldados de concreto na obra. Confira o artigo!

O que são exatamente os pré-moldados de concreto?

Os pré-moldados de concreto são as estruturas pré-fabricadas mais utilizadas em obras pelo Brasil e podem se encaixar em vários tipos de soluções, como tubos para o escoamento de água, manilhas, muros de contenção, vigas e pilares etc.

Os pré-moldados são basicamente estruturas de concreto pré-fabricado, vendidos já com certo grau de resistência que normalmente já chegam na obra secos e prontos para a instalação. Imagem: Agis pré fabricados

Eles podem se apresentar como peças únicas – como é o caso dos tubos de concreto – ou parte de grandes estruturas. Não raro encontramos estruturas de galpões inteiros feitos através do uso dos pré-moldados de concreto, assim como largas áreas muradas conectadas entre si.

Os pré-moldados de concreto, que são parte de um conjunto, apresentam juntas de conexão que podem ser unidas com junta elástica, soquetes de concreto nas peças, argamassa etc.

Algumas vezes, dependendo da pressa em que você se encontra para instalá-los, pode ser necessário realizar impermeabilizações e a cura do concreto por um período.

Onde os pré-moldados de concreto são mais utilizados?

O limite para a confecção de peças pré-moldadas está no fornecedor, assim como o limite na criação de estruturas de concreto está na capacidade do arquiteto e do engenheiro responsável pela execução. Dessa forma, os pré-moldados podem adquirir as mais diversas formas, assim como o concreto feito in situ,ou seja, no lugar da obra.

O uso dos pré-moldados é muito encontrado em muros, sua praticidade de colocação colabora com a rapidez da entrega da obra. Imagem: Pré-moldados Sampaio.

Normalmente, a utilização mais difundida dos pré-moldados de concreto é na construção de grandes galerias comerciais, prédios residenciais e shoppings.

Ele é usado nessas situações para viabilizar uma construção mais rápida e para se ter um melhor controle sobre os gastos.

Obras que se utilizam de blocos de concreto e alvenaria para a sua construção podem ter alguns problemas na execução ou gastar mais do que o previsto, algo que os pré-moldados não apresentam tanto.

Mas já que estamos falando sobre as características dos pré-moldados, confira as vantagens do seu uso na obra!

Quais são as vantagens dos pré-moldados?

Os pré-moldados de concreto apresentam algumas vantagens em relação aos estilos tradicionais de construção, que se utilizam da alvenaria e da concretagem no lugar da obra para erguer paredes e construir lajes. São elas:

Previsibilidade

Uma das maiores vantagens dos pré-moldados é exatamente o que nós falamos logo acima: a sua previsibilidade. É possível, através dos desígnios da planta baixa e do projeto estrutural e arquitetônico, entender o quanto será gasto antes da construção começar, sendo que esse valor não varia tanto quanto a construção tradicional.

Rapidez

A rapidez também é outro ponto positivo. Com o uso de pré-moldados, o tempo de secagem é excluído, sendo que uma vez montado, ele já adquire rapidamente sua resistência máxima. Essa situação é boa para construções comerciais, que quanto mais cedo terminarem, melhor.

Estruturas mais confiáveis e seguras

Os pré-moldados de concreto também apresentam benefícios estruturais, como a possibilidade de criar vãos livres de até trinta metros sem comprometer a estrutura, graças às técnicas de engenharia relacionadas ao tipo de concreto utilizado e às especificidades das peças.

Respeito ao meio ambiente

Um dos pontos mais vantajosos dos pré-moldados é o respeito com o meio ambiente. A construção deve ser limpa e sustentável, esse é o objetivo dos arquitetos, engenheiros e das marcas parceiras da construção.

Como o uso da alvenaria é reduzido – ou inexistente – e a obra fica livre de montes de areia, brita e entulho, pois o concreto é feito em outro lugar.

Os benefícios dos pré-moldados são vários, sendo que para se aproveitar deles você só precisa de um fornecedor adequado e a garantia que ele utiliza de cimento de qualidade como o Holcim.

 

Que tal fazer o teste com essas estruturas e nos contar depois o que você achou nos comentários?