Saiba como rebocar parede de forma rápida e fácil

23/07/2018  

Você sabe como rebocar parede? Essa dúvida é constante para muitas pessoas, que se utilizam de métodos tradicionais para rebocar sem ter certeza se eles são os mais recomendados para um serviço rápido e de qualidade.

Neste artigo, você irá encontrar dicas de como como rebocar parede, e encontrar informações sobre a função do reboco  para criar ambientes seguros, confiáveis e que não darão prejuízos no futuro.

O reboco pode prevenir trincas e infiltrações. Imagem: Magaiver.

Quer saber como rebocar parede de forma fácil e rápida? Então continue a leitura desse artigo para descobrir!

 

Por que rebocar paredes?

 

Antes de dar dicas de como rebocar parede, é importante compreender a verdadeira utilidade desse serviço tão essencial no acabamento de construções.

Primeiramente, existe o óbvio apelo estético. Rebocar parede é um trabalho de acabamento, uma parede sem reboco possui tijolos aparentes ou apenas o chapisco e o emboço, que não aceitam a tinta tão bem, o que dá a impressão de um ambiente inacabado.

Além da questão estética, existem os fatores estruturais que são fundamentais na construção. Rebocar paredes contribui na segurança da estrutura contra rachaduras, trincas e infiltrações.

Utilize uma barra de metal para nivelar o reboco. Imagem: YouTube.

A camada de argamassa externa impede que os tijolos fiquem à mostra, o que conserva sua integridade por muito mais tempo. A umidade é resolvida com um trabalho de qualidade, e as infiltrações só irão ocorrer por conta de outros problemas, como um telhado mal instalado, problemas no encanamento etc.

 

Como rebocar parede?

 

Antes de tudo, é preciso entender que a parede não é formada apenas pelos tijolos e o acabamento. Existem várias camadas de concreto e aditivos que constituem a estrutura, sendo que o reboco é apenas a última parte, a que fica à mostra para ser tratada e pintada após o erguimento terminar.

A primeira camada a ser aplicada logo depois dos tijolos é o chapisco. O chapisco é constituído de uma massa fina de argamassa, com menor consistência para facilitar a aderência, e serve como a primeira linha de defesa da parede contra as ações do clima e água.

Depois do chapisco estar completamente seco, o emboço deve ser aplicado para preparar a parede para o recebimento do reboco. O emboço é uma argamassa mais concentrada, sem tanta água no seu traço como no chapisco, e é a camada que vai no meio da parede, uma segunda linha de defesa contra a umidade e o clima. O emboço deve secar por 21 dias antes de receber o reboco.

Por fim, temos o reboco! Confira abaixo o passo a passo como rebocar parede de forma rápida e fácil:

 

Antes de tudo: a qualidade do cimento

 

A primeira pergunta que você deve fazer não é como rebocar parede, mas sim qual cimento usar para o reboco.

Cimento de qualidade é fundamental para um serviço bem feito e durável, então tome cuidado com a escolha da marca para garantir um trabalho de qualidade. Se a sua escolha foi o Cimento Montes Claros, fique tranquilo que a qualidade do serviço está garantida 😉

 

Primeiro passo: Calcule o traço do concreto

 

Rebocar parede é um trabalho sensível, que deve ser feito com cuidado para que não surjam problemas no futuro Para isso é muito importante calcular o traço do concreto corretamente.

Normalmente, o traço usado para ambientes internos, que não possuem tanto contato com as ações climáticas, é de 3 latas de 18L de areia, 2 de cal e mais uma de cimento.

Para as áreas externas, que terão grande contato com a umidade, variação de temperatura e chuvas, o ideal é 2 latas de 18L de areia, 2 de cal e mais uma cimento.

O traço pode variar muito, com muitos profissionais não se utilizando do cimento e somente da areia e do cal, ou até mesmo não realizando o reboco, mas fazendo o seu traço no emboço e aplicando o acabamento em seguida.

A quantidade de água varia em torno de 20% do volume da mistura, mas é mais recomendável ir adicionando-a aos poucos para checar a consistência, que deve ser mais firme.

 

Segundo passo: passe as mestras

 

Um jeito fácil e rápido de passar as mestras para cobrir a parede é se utilizar de barras de metal galvanizado.

Utilize mestras para facilitar o nivelamento do reboco. Imagem: Construtor de Talento.

Simplesmente instale-as na parede com parafusos, do piso ao teto, de acordo com a espessura do reboco, que é de normalmente de um ou dois centímetros. Na área delimitada por esses modelos diferentes de mestras, puxe o pano de reboco. Você verá que se torna muito mais fácil fazer o sarrafeamento – ou nivelamento – da massa.

 

Terceiro passo: aplique e “puxe” a massa

 

Com uma desempenadeira e uma colher de pedreiro, aplique o pano de reboco sobre as paredes delimitadas pelas mestras.

Depois de feita essa etapa, não nivele o reboco ainda. É necessário esperar cerca de meia a uma hora para que a massa perca um pouco de umidade, processo conhecido como “puxar” a massa.

 

Quarto passo: prumo e acabamento

 

Com uma régua de metal de dois metros, toque suas extremidades nas mestras e vá retirando o excesso ao mesmo tempo em que apruma a parede. Ela deve ficar em um nível completamente reta.

Tão importante quanto saber como rebocar parede é escolher um cimento de qualidade. Imagem: UFRGS.

Terminada essa etapa, realize o acabamento com uma desempenadeira com movimentos circulares, retirando o excesso que a régua de metal não conseguiu fazer. Tudo isso pronto? Você rebocou uma parede com sucesso!

Gostou do nosso artigo sobre como rebocar parede? Se tiver alguma dúvida sobre o assunto ou quiser dividir a sua experiência com a gente, aproveite os comentários para deixar a sua mensagem. 😉