Formas de vasos de cimento e outras alternativas de decoração

7/12/2018  

A decoração no estilo “faça você mesmo” está em alta, afinal, são muitos os itens que podemos fazer reaproveitando materiais que seriam descartados. Entre essas ideias, os vasinhos são os mais procurados, já que existem várias formas de vasos de cimento bem fáceis de fazer e que usam materiais como garrafas pet e copos plásticos, permitindo criar itens personalizados para decorar todos os cômodos.

Se você acabou de construir ou reformar a sua casa e sobrou cimento, veja as ideias e dicas criativas que separamos para você decorar facilmente os ambientes sem gastar quase nada!

Formas de vasos de cimento

Os vasos de cimento estão em alta, aparecendo nas áreas internas e externas, em tamanhos e formatos diferentes. Se você quer aproveitar essa tendência na sua casa, saiba que existem muitas maneiras simples de fazer essas peças.

Uma ideia bem fácil é usar copinhos plásticos como formas de vasos de cimento, bastando apenas colocar a mistura de cimento, água e areia – que deve ter uma consistência pastosa – no copo e esperar secar por cerca de um dia. Depois é só “desenformar” e usá-lo. Além do copinho, existem outros itens que podem servir como formas de vasos de cimento, por exemplo:

  • baldes para vasos maiores;
  • garrafas pet;
  • bacias.

O resultado serão lindos vasos que podem ser usados para enfeitar o jardim, a varanda do apartamento e até mesmo a área interna da casa. Se optar por fazer modelos menores, use cactos e suculentas para enfeitar os vasinhos depois de prontos. Confira esse pequeno passo-a-passo:

Formas de vasos de cimento

Fonte: Ovillo de Eli. Pinterest.

Banquetas

Os móveis de concreto são outros itens que estão em alta, aparecendo em vários projetos e deixando os ambientes mais rústicos e personalizados. Quem adora a decoração industrial, por exemplo, pode aproveitar esses itens nas cozinhas, churrasqueiras e até transformando as banquetas como mesas laterais ou criados-mudos.

Para fazer você mesmo, precisará de um balde largo que servirá como a forma do assento, assim como vimos nas formas de vasos de cimento, e será preenchido com a mistura da água, cimento Montes Claros e areia. Para saber as proporções que deverão ser utilizadas, siga as instruções da sacaria do seu Cimento Montes Claros. Além disso, também será necessário incluir pernas de madeira que suportem o peso de uma pessoa sentada.

É possível comprar essas varas de madeira já prontas ou reaproveitar de uma banqueta antiga que você não usa mais na sua casa. A ideia é fazer a mistura de cimento com água e areia no balde (sem preenchê-lo totalmente, até cerca de 7,5 cm de altura) e, na sequência, colocar as “pernas” de madeira já na posição em que devem ficar, também dentro do balde. Aí é só deixar secar por vinte horas e desenformar a sua banqueta. Veja como fazer:

Formas de concreto para banquetas

Fonte: Pinterest.

O acabamento pode ser feito com uma lixa para massa e, se você quiser, é possível pintar os pés da banqueta com tinta acrílica ou spray. Também é possível deixar a banqueta na cor natural. Na imagem acima, por exemplo, foi utilizado um suporte para apoiar a banqueta, depois de seca, e para pintar os pés, eles foram mergulhados em uma lata de refrigerante com tinta, mergulhando as pernas na lata.

Letreiro

Você já viu letreiros decorando muitas casas, com palavras variadas como amor, fé, família e muitas outras. Uma possibilidade é criar letras em cimento para decorar as paredes da sua casa ou ainda ficar sobre os móveis, como mesas, aparadores e outros locais.

Para colocar essa ideia em prática não é difícil. Você precisará imprimir algumas letras no tamanho desejado e com a fonte que mais lhe agradar. Na sequência, transfira para o papelão colando e cortando cada letra da palavra escolhida. Também será preciso cortar e colar com cola quente a lateral das letras com a largura que você desejar, igualmente para todos os lados. Lembre-se de fazê-las como uma forma, assim como foram feitas as formas de vasos de cimento.

Então, coloque a massa de cimento, areia e água que deve ficar com uma consistência pastosa, quase como uma massa de bolo, e espere secar por cerca de 24 horas. Quando o molde estiver seco, é só “descascar” o papelão e você terá a sua letra pronta. Se achar necessário, é possível dar um acabamento lixando a peça e pintando-a com tinta acrílica ou spray. Veja melhor com o passo-a-passo abaixo:

Formas de vasos de cimento para letreiro

Fonte: Craft and Creativity. Pinterest.

Castiçais

Os castiçais são super charmosos, dão um ar bem diferenciado a qualquer decoração e você também poderá produzí-los reaproveitando o cimento que sobrou da sua obra ou reforma. É possível fazer essa peçatanto com garrafas pet como com copos plásticos, dependendo do tamanho e do formato que você deseja para o seu castiçal.

No caso da garrafa pet, corte-a logo abaixo do pescoço, pois a massa não entra direito pela boca estreita da garrafa. Os modelos menores, como os de água, são os mais indicados para isso. Depois basta ir colocando a massa de água, areia e cimento dentro da garrafa, se certificando que ela está aderindo completamente a superfície interna do molde e, quando secar, após cerca de 24 horas, abra a garrafa usando um estilete e desenforme delicadamente o seu castiçal. Confira um passo-a-passo usando uma forma de cartolina.

Forma de vaso de cimento para vela

Uma dica é aplicar óleo de cozinha na forma escolhida antes de acrescentar a massa. Isso ajudará a desenformar seu castiçal. Fonte: Pinterest.

Além dessas ideias, você ainda pode fazer luminárias, pesos de porta, suportes para livros, espelhos e muitos outros objetos. Aliás, é bem fácil encontrar na internet passo a passos bem explicativos com várias as técnicas.

Além das formas de vasos de cimento, para criar os famosos vasinhos, são muitos os itens decorativos que podem ser feitos reaproveitando o cimento da sua obra ou construção.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e compartilhe as nossas ideias e dicas com os seus amigos nas redes sociais!